
Quando se tem um animal de estimação, dá uma dorzinha no coração viajar e deixa-lo sozinho em casa ou sobre os cuidados de outra pessoa, afinal quem gosta de ficar tanto tempo longe do seu melhor amigo? Mas o que nem todo mundo sabe é que é possível sim leva-lo com você, companhias aéreas aceitam o transporte de cachorro ou gato e é algo que vem se tornando cada vez mais comum. Por isso, aqui você vai ficar sabendo como levar seu filho de quatro patas para curtir com você.
Antes de tudo, é preciso saber que as exigências variam muito de companhia para companhia, de país para país e de voo para voo, por isso antes de qualquer coisa é preciso verificar se a companhia aérea permite que o animal viaje com você e quais são as especificações para cada caso.
Mas existem algumas regras gerais e aqui vão elas!
Para começar seu animal precisa estar com a documentação veterinária em dia.
É necessário o comprovante de vacinação contra raiva, pois é uma doença que compromete a saúde dos animais e dos seres humanos também, por isso a vacina é obrigatória para animais com mais de três meses de idade e deve ter sido aplicada há mais de trinta dias e há menos de um ano.
O certificado de inspeção veterinária, que é uma certidão que é assinada por um médico veterinário alegando que o animal está livre de qualquer doença e com todas as vacinas em dia. Para ter validade na hora do embarque, o documento deve ser emitido no máximo dez dias antes da viagem.
E o certificado de aclimatação, que é exigido apenas por algumas companhias aéreas. Ele serve para provar que o animal pode ser exposto a temperaturas extremas, sem ter sua saúde prejudicada.
Seu animalzinho precisa também de uma caixa que o acomode confortavelmente, com espaço para que ele se movimente. Para que ele possa viajar ao seu lado, a caixa deve caber sob o assento localizado à sua frente ou sob o seu colo e o peso da caixa mais o animal não pode passar de 10kg. É por isso que apenas raças de pequeno porte são aceitas dentro do avião. As demais são transportadas junto com a carga, nesse caso a caixinha e a coleira do seu bichinho deve conter identificação com telefones, endereços e informações básicas e no desembarque ele é seguramente entregue pelas mãos de um funcionário ao seu dono.
Ufa! É bastante coisa, mas nada melhor do que saber que seu animal pode viajar com você. E vale lembrar que o preço varia entre as companhias e destinos.
Mas e aí? #Partiu viajar de avião com seu animalzinho!